Instalação

A equipe de técnicos instaladores da Clima Electric Climatização, é composta por pessoal especialmente treinado e credenciado para atuar nas diversas etapas de instalação de condicionadores de ar SPLIT, Sistema VRF – VRV e Chiller. Durante o trabalho de instalação, estes profissionais seguem uma sequência básica segundo parâmetros e procedimentos especificados por cada fabricante, para a certeza do melhor funcionamento dos aparelhos. Atuam criteriosamente, atentos a cada detalhe, desde a localização das unidades externa e interna, conexão das linhas frigoríferas aos equipamentos, ligações elétricas e de comando, ligações de drenagem, limpeza a vácuo das linhas, carga adicional de gás (quando necessário), carga adicional de óleo (quando necessário) e finalmente, testando o funcionamento do sistema.

Infraestrutura

Nossa empresa possui Técnicos treinados e experientes para fazer infraestrutura do seu Ar Condicionado SPLIT, seja ela Residencial ou até mesmo Predial. Ou seja, deixamos toda a tubulação de Cobre, instalação elétrica e dreno prontos, em posição interna e externa ideal para uma futura instalação, evitando assim, tubulações aparentes e quebração de paredes quando a obra estiver pronta. Cada modelo e potência requer um tipo de bitola na tubulação e conduítes. Para que não haja transtornos na hora da instalação, agende uma Visita Técnica para um devido dimensionamento da área a ser Climatizada.

Manutenção

O principal motivo para manutenção de ar condicionado são os ambientes fechados que impedem a circulação do ar, fazendo com que a umidade permaneça sempre a mesma, pois o ar que circula no interior do ambiente não é renovado, mantendo os poluentes nele existentes, como fungos, poeira, fumo, bactérias, ácaros e bolor. Podemos sentir os efeitos da poluição do ar logo após a exposição ou podemos senti-los anos depois. O ar condicionado consegue prevenir e  reduzir estes efeitos negativos para a saúde.

PMOC

Por que fazer manutenção periodicamente ?
• Aumento do rendimento
• Prolongamento da vida útil do equipamento bem como do compressor.
• Evita quebras, reduzindo os gastos com trocas de peças
• Reduz o consumo de energia, protegendo contra quedas de tensão
• Proteção contra corrosão
• Manter os aparelhos limpos evita a concentração de ácaros, fungos, mofos e  bactérias, mantendo o ar sempre puro.
• Respeito a Legislação ( Portaria 3.523/98 – Ministério da Saúde )
É altamente recomendado que a manutenção seja feita por uma empresa autorizada, e por técnicos altamente treinados pelos fabricantes. A manutenção com uma empresa que não cumpra as determinações acima pode acarretar na perda da garantia do equipamento.
PMOC, o que é e sua necessidade na manutenção do ar condicionado
Cada vez mais empresas estão procurando saber o que é PMOC e providenciar um, em relação aos seus sistemas de ar condicionado.
Essa preocupação não é em vão: a falta do PMOC, bem como a não limpeza dos ar condicionados e dutos, quando existirem, podem levar às empresas a terem um considerável prejuízo com multas de até R$ 200.000,00 , licenças médicas caçadas e processos na justiça pelas pessoas que foram contaminadas pela má qualidade do ar.
O que é PMOC?
É um Plano de Manutenção Operação e Controle, exigido nas portaria 3.523/MS. Nele é estipulado quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do sistema de refrigeração. É especificado também, qual o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local.
Nossa empresa só tem ar condicionado Convencional (Janela). Mesmo assim devo ter PMOC?
Sim, O PMOC é obrigatório. E também é necessário um responsável técnico para sistemas de climatização com capacidade acima de 5 tr (60.000 btu). Mesmo que esta capacidade seja atingida pela soma de pequenos sistemas dentro de um mesmo ambiente.
Um exemplo: uma empresa tem 2 splits de 36.000 BTUS que somados chegam a 72.000 BTUS superior as 60.000 BTUS limite mínimo para a existência de um PMOC.
Qual o risco que corro ao não ter um PMOC?
Ser multado por não cumprimento da portaria 3.523/MS e RE 09. A multa pode chegar a R$ 200.000,00.

Sistema VRV/VRF

Somos especialistas em sistema VRV e VRF. Fornecemos projeto executivo, venda dos equipamentos, serviço de infraestrutura, instalações e Start-Up autorizado das maiores fabricantes mundial neste sistema.
Você sabe o que é Sistema VRV / VRF ?
VRF – Fluxo de Refrigerante Variável – é um sistema de ar condicionado central, semelhante ao Multi Split, que funciona com várias evaporadoras (unidades internas) e apenas uma condensadora (unidade externa) em um único sistema de refrigeração.
O ar-condicionado VRF possibilita automação sofisticada, que modula o funcionamento dos equipamentos conforme a carga térmica demandada pelos ambientes, operando de maneira mais eficiente e com maior economia de energia ao ser comparado com sistemas convencionais.
Os gabinetes de evaporadoras utilizados no sistema VRF possuem grande semelhança com as evaporadoras de ar condicionado Split e Multi Split convencionais, tais como o Hi Wall, Cassete, Piso Teto, Dutado e outras que utilizam os mesmos princípios de funcionamento, no entanto, com uma válvula de expansão dedicada para cada uma das evaporadoras e tendo placas eletrônicas mais sofisticadas.
Devido à capacidade de operar vários equipamentos simultaneamente com baixo consumo elétrico, o VRF é considerado um dos sistemas mais avançados da atualidade.
O ar condicionado VRF é indicado especialmente para ambientes residenciais amplos, edifícios comerciais de pequeno, médio e grande porte (com mansões, pousadas e hoteis), pois permite instalação de tubulações a longas distâncias, além, claro, dos benefícios proporcionados pela alta tecnologia embarcada, podendo oferecer o ápice do conforto e ainda proporcionar redução do consumo elétrico.
Atualmente a maioria dos equipamentos VRF possuem compressores 100% inverter, o que permite modulação em baixa rotação dos compressores e, consequentemente, um menor consumo de energia.
Então, nada de susto quando a conta de energia chegar por utilizar um produto de máxima eficiência, pelo contrário, você verá como a instalação do VRF fará diferença no seu bolso!

DIFERENCIAIS DO SISTEMA VRF/VRV
O VRF possui uma gama respeitável de diferenciais ao ser comparado com outros sistemas de ar condicionado. Confira o que o seu empreendimento tem a ganhar com esta inovação:
• Permite a instalação de mais de 60 evaporadoras (unidades internas) no mesmo sistema;
• Economia de espaço com condensadores (unidades externas);
• Atende longas distâncias, podendo chegar até a 1 mil metros de tubulação;
• Possui alta eficiência energética;
• Maior facilidade de instalação;
• Trabalha com diferentes tipos de evaporadoras;
• A temperatura pode ser controlada individualmente por evaporadora;
• Controle Central para automação com possibilidade de controle individual por equipamento, por grupos, bloqueio de funcionalidades, controle via internet, funcionamento automático, permite medição de consumo de energia individual por evaporadora, dentre outras opções;
A instalação do sistema de ar condicionado VRF é mais ágil, reduzindo necessidade de obras civis e resultando em economia de tempo e mão de obra, porém este serviço deve ser feito por profissionais altamente qualificados, pois exige maiores cuidados durante a execução dos processos de instalação.
Os fabricantes de equipamentos de ar condicionado exigem que a instalação seja feita por empresa credenciada, portanto esta é uma escolha importante para desfrutar de todos os benefícios fornecidos pelo VRF e principalmente para obter a garantia do seu produto. Na Clima Electric Climatização, você tem todos esses benefícios.